QUADRO EXTENSO DE VITILIGO VULGAR DISSEMINADO EM MENOR PRÉ- ESCOLAR
Resumo
Fundamento: O vitiligo é uma leucodermia adquirida relativamente frequente. Afeta 1% da população e metade dos casos inicia antes dos 20 anos. A incidência na infância é incomum. Sua causa ainda é desconhecida e a etiologia mais provável parece ser auto-imune. Objetivo: Apresentar um caso de vitiligo em menor com 3 anos, traçar suas características na população pediátrica e discutir seu tratamento. Discussão: O vitiligo em crianças pode ser um marcador cutâneo, e uma avaliação laboratorial inicial mínima deve ser feita com o intuito de flagrar comorbidades. Seu tratamento ainda é um grande desafio. Apesar da fotoquimioterapia (PUVA) oferecer os melhores resultados, esta é contra-indicada para os menores de 10 anos. A introdução dos imunomoduladores tópicos trouxe uma nova perspectiva: eficácia semelhante a dos corticóides, sem seus efeitos adversos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/