RELAÇÃO DA TAXA DE GESTAÇÃOUTILIZANDO INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO (IATF) COM A TAXA DE PRODUÇÃO DE LEITE
Palavras-chave:
IATF, reprodução, produçãoResumo
O Brasil é um grande contribuinte para a pecuária mundial, possui grande capacidade de ser o principal produtor de carne e leite. Porém ainda temos que evoluir muito para alcançar tal objeto. Nossa atual situação mostra um atraso em relação a outros países. Vem sendo criadas diversas tecnologias que contribuem para tal desenvolvimento, com destaque para a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que visa promover uma sincronização do cio em vacas, para que haja um controle reprodutivo e consequentemente produtivo das propriedades. O objetivo deste trabalho é avaliar a correlação existente entre a porcentagem de inseminações bem sucedidas em programas de IATF com a taxa de produção de leite desses animais utilizados. No presente estudos obtivemos um resultado de 65% de vacas prenhas na fazenda A onde a média era 5 litros por vaca dia e na fazenda B foram 34,2% de vacas gestantes, sendo que a média destas era de 15 litros vaca por dia. Sugerindo que existe estreita ligação entre produção e reprodução.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/