O CHOQUE NA EVOLUÇÃO CLÍNICA DA SÍNDROME CÓLICA EQUINA: RELATO DE CASO
Palavras-chave:
compactação, hipovolemia, cavaloResumo
A síndrome cólica é considerada umas das mais importantes patologias que necessitam atendimento veterinário na clínica médica de equinos devido à predisposição anatômica natural que este animal possui e ao seu manejo. As lesões causadas pela síndrome cólica comumente resultam em restrição na perfusão sanguínea e uma sucessão de agravos fisiológicos que produzem o quadro de choque. Sendo assim, o presente trabalho teve por objetivo relatar as manifestações clínicas e achados necroscópicos de um caso de compactação que em seu decurso evoluiu para choque. Foram usadas as informações de um equino, macho, raça Mangalarga, de 1,6 anos de idade, pesando 300 kg, de criação semi-intensiva. Durante o segundo dia de internamento, o animal apresentou sinais de choque, vindo a óbito uma hora depois. O diagnóstico necroscópico foi compactação de cólon dorsal direito e a causa mortis determinada pelo choque. Assim, legitima-se a importância, durante o internamento de equinos em ambientes hospitalares, bem como em seu manejo diário, da oferta de alimento com fibras de alta digestibilidade ao equino, do manejo correto desses animais e do pronto atendimento, diagnóstico e tratamento por parte do Médico Veterinário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/