CASOS ONCOLÓGICOS NO MUNICÍPIO DE VALENÇA: UM ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO
Palavras-chave:
Câncer, Epidemiologia, PrevalênciaResumo
O câncer é a segunda causa de morte no mundo e suas taxas de incidência vem crescendo no Brasil ao longo dos anos. Por isso, é fundamental que o acompanhamento da morbidade e mortalidade por câncer faça parte da rotina da gestão de saúde, como ferramenta para a criação e execução de ações de prevenção e controle da doença e de seus fatores de risco. Objetivo: Determinar o perfil epidemiológico das internações por câncer no Hospital Escola Luiz Gioseffi Januzzi (HELGJ), em Valença, R.J., no período de 2010 a 2013. Materiais e métodos: No intervalo analisado, foram realizadas 15808 internações e, seguindo os critérios do estudo, foram excluídas as reinternações, restando para a análise um total de 265 pacientes oncológicos. Resultados: O câncer de pulmão (11,7%) foi o mais prevalente, seguido de próstata (11,3%), esôfago (10,2%), intestino (7,5%) e bexiga (4,9%). Dos pacientes, 156 eram homens (59%) e 109 mulheres (41%). No sexo masculino o tipo mais prevalente foi câncer de próstata (19,2%), seguido de pulmão (12,8%), esôfago (11,5%) e intestino (6,4%). Nas mulheres, câncer de colo de útero e de pulmão apresentaram o mesmo número de internações, 11 pacientes (10,1%), seguido de câncer de intestino (9,2%) e esôfago (8,3%). Conclusão: A análise desses dados permite um maior conhecimento do cenário oncológico do município de Valença, R.J., constituindo uma importante ferramenta para identificar as maiores deficiências e necessidades, e a partir daí traçar ações de prevenção e diagnóstico precoce, aumentado as chances de melhor prognóstico para os pacientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/