CORRELAÇÃO DO HISTÓRICO FAMILIAR COM INCIDÊNCIA DE DIABETES, HIPERTENSÃO E CARDIOPATIAS
Palavras-chave:
História familiar, diabetes mellitus, hipertensão, cardiopatiasResumo
Avaliar a incidência de idosos que apresentam diabetes, cardiopatia e hipertensão, correlacionando com histórico familiar (HF) de parentes de primeiro grau com as mesmas doenças. Materiais e Métodos: Estudo descritivo com delineamento transversal, realizado por membros da Liga Acadêmica de Medicina do Esporte e do Exercício, da Faculdade de Medicina de Valença/RJ. Os dados foram coletados aos domingos no Mercado Municipal de Valença/RJ no período de Março a Novembro de 2016. A amostra foi composta por 80 indivíduos de ambos os sexos. Foram realizadas análises de forma generalizada e estratificada segundo a faixa etária, adultos e idosos (≥ 60 anos) e segundo a existência ou não de histórico familiar de diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e cardiopatias. Para caracterização da amostra foi utilizada a estatística descritiva. Na análise inferencial para verificar a relação de dependência das variáveis foi utilizado teste do Quiquadrado, considerando p ≤ 0,05 para determinação destas diferenças. Na análise dos dados foi utilizado o pacote estatístico SPSS versão 20.0. Resultados: O valor de p= 0,007 (p≤0,05) permite afirmar que existe correlação entre cardiopatia e histórico familiar, porém o mesmo não foi observado quanto à hipertensão arterial sistêmica e a diabetes mellitus. Conclusão: Concluímos que o histórico familiar isolado do indivíduo não é fator determinante para aparecimento de doenças como hipertensão arterial e diabetes mellitus. Já as cardiopatias apresentaram correlação com o histórico familiar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/