DEPRESSÃO PÓS-PARTO: INCIDÊNCIA NO AMBULATÓRIO DE PUERPÉRIO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VALENÇA BASEADA NA ESCALA DE EDIMBURGO
Palavras-chave:
Depressão pós-parto, transtornos puerperais, depressão, saúde mentalResumo
Introdução: A depressão pós-parto é um transtorno do humor que se inicia, normalmente, nas primeiras quatro semanas após o parto e que provoca alterações emocionais, cognitivas, comportamentais e físicas. Os sintomas mais comuns são desânimo persistente, sentimentos de culpa, alterações do sono, idéias suicidas, diminuição do apetite e da libido, queda do nível de funcionamento mental e presença de idéias obsessivas ou supervalorizadas. Objetivo: Realizar o diagnóstico de alteração psíquica leve e transitória e de depressão pós-parto nas pacientes atendidas no ambulatório do Hospital Escola do Centro Universitário de Valença. Material e Métodos: Foi utilizada a Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo, para classificação das pacientes atendidas no ambulatório de puerpério do Centro Universitário de Valença. Resultados: Foram encontrados 13,54% de caso prováveis de depressão pós-parto, em um total de 96 questionários aplicados. Conclusão: O diagnóstico de alteração psíquica leve e transitória e de depressão pós-parto, se faz importante para que se possa promover um tratamento específico, o qual deve apresentar uma abordagem multidisciplinar. Com o tratamento espera-se dar uma melhor condição para essa mãe cuidar do recém-nascido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/