Coinfecção por hemoparasitos em cão diagnosticado com linfoma: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.24859/SaberDigital.2021v14n1.937Palavras-chave:
hemoparasitose, Hepatozoon canis, AnaplasmataceaeResumo
Introdução: Hepatozoonose e erliquiose são doenças vetoriais comuns no Brasil em função da distribuição cosmopolita do parasito transmissor Rhipicephalus sanguineus. Estas enfermidades podem acometer mais facilmente animais imunossuprimidos em função de comorbidades. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo relatar um caso de coinfecção por Hepatozoon canis e bactéria Anaplasmataceae em cão com linfoma. Relato de caso: Ao primeiro atendimento, o animal apresentava temperatura de 38,5 °C, linfadenomegalia em região cervical, secreção ocular e dificuldade respiratória. O diagnóstico de linfoma foi concluído através da histopatologia. Observou-se coinfecção por Hepatozoon spp. e bactéria Anaplasmataceae no esfregaço de capa leucocitária em um exame hematológico realizado antes de iniciar a quimioterapia. O paciente foi medicado com dipropionato de imidocarb e encaminhado para prosseguimento do tratamento antineoplásico por outro médico veterinário, porém vindo a óbito após algumas semanas de tratamento em função do agravamento da doença tumoral. Conclusão: O presente caso mostrou a importância do uso do hemograma e da pesquisa em capa leucocitária para diagnóstico e acompanhamento de hemoparasitose, além de ressaltar a importância da realização desses exames em função de comorbidades imunossupressoras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/