Percepções e vivências do luto infantil: uma revisão narrativa da literatura brasileira
DOI:
https://doi.org/10.24859/SaberDigital.2021v14n1.940Palavras-chave:
experiência, morte, infânciaResumo
O presente artigo buscou sistematizar o conhecimento acerca do luto infantil, identificar como se dá a elaboração do luto no período da infância, além de verificar possíveis sintomas e quais fatores influenciam em sua elaboração. Baseando-se na literatura brasileira, foi realizada uma revisão narrativa, a partir de uma busca eletrônica nas bases de dados Scielo e Lilacs. Utilizou-se os seguintes descritores para a pesquisa: “luto” (and) “infância” e “luto” (and) “criança”. Os critérios de inclusão foram artigos brasileiros correspondentes ao tema da vivência do luto pela criança, o ano de publicação dos artigos não foi utilizado como critério. Observou-se na cultura ocidental um forte silenciamento no que diz respeito ao luto e a morte, principalmente no que tange o universo infantil. Sendo necessário compreender essa experiência como natural a existência humana, e não patologizá-la. Diante dos resultados, nota-se uma necessidade de maiores estudos na área a fim de desenvolver diretrizes que possam embasar o manejo de tal momento, não somente no campo da Psicologia como também em equipes multidisciplinares e áreas correlatas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/