O lúdico na transição dos educandos da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental

  • Carolina Marques de Carvalho Centro Universitário de Valença - UNIFAA
  • Kelly Gonçalves de Oliveira Centro Universitário de Valença - UNIFAA
  • Aline Aparecida de Souza Ribeiro Centro Universitário de Valença - UNIFAA

Resumo

Objetivo: é relatar as expectativas dos professores na transição do educando da Educação Infantil para o Ensino Fundamental através de revisão da literatura. Materiais e Métodos: Foi realizado levantamento retrospectivo no “Google Scholar”; “Scielo”; “Revista Educação e Pesquisa”; “Revista Saberes Pedagógicos” (2016 a 2020). As primeiras palavras-chave orientadoras da pesquisa foram “Lúdico”; “Educação Infantil”; “Ensino Fundamental”, com o operador boleano “AND”. Resultados: Na segunda etapa foi realizada analise dos estudos que investigaram o processo de transição da EI para o EF; sendo excluídas deste estudo as pesquisas de levantamento bibliográfico. Na discussão os dados foram divididos em 4 pontos: 1-As expectativas dos professores na transição do educando da Educação Infantil para o Ensino Fundamental; 2-A importância do lúdico no processo de transição do educando da Educação Infantil para o Ensino Fundamental; 3-O desinteresse do educando na transição da EI para o EF; 4-O professor e as possibilidades do lúdico na transição do educando da EI para o EF. Conclusão: Essa pesquisa vem proporcionar aos profissionais um compilado de estudos e discussões, dentro da temática, que os faça refletir sobre sua prática pedagógica no processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Assim levando para seus alunos práticas consistentes que os acolham e auxiliem no processo de ensino aprendizagem durante o processo educacional.

Biografia do Autor

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Centro Universitário de Valença (UNIFAA) – Valença (RJ).

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Centro Universitário de Valença (UNIFAA) – Valença (RJ).

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Centro Universitário de Valença (UNIFAA) – Valença (RJ).

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Publicado
2021-08-21
Como Citar
CARVALHO, Carolina Marques de; OLIVEIRA, Kelly Gonçalves de; RIBEIRO, Aline Aparecida de Souza. O lúdico na transição dos educandos da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental. Revista Saber Digital, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 80-95, ago. 2021. ISSN 1982-8373. Disponível em: <https://revistas.faa.edu.br/index.php/SaberDigital/article/view/1137>. Acesso em: 28 set. 2021. doi: https://doi.org/10.24859/SaberDigital.2021v14n2.1137.
Seção
Pedagogia