Educação digital, proteção de dados pessoais e novos espaços de trabalho jurídico

Autores/as

  • Stela Tannure Leal de Vasconcelos Centro Universitário de Valença - UNIFAA

DOI:

https://doi.org/10.24859/RID.2021v19n1.1089

Resumen

Este artigo tem o objetivo de analisar como mecanismos de educação digital – para o ensino jurídico e em outros campos pedagógicos – podem contribuir para a promoção de uma cultura de proteção de dados pessoais, assim como para a reconfiguração das carreiras jurídicas e surgimento de novas possibilidades de atuação para o operador do Direito. Essa análise é realizada através de uma pesquisa bibliográfica de viés descritivo, utilizando-se de fontes predominantemente jurídicas que pesquisaram os temas de educação digital, proteção de dados pessoais e o comportamento de atores e profissões jurídicas diante de inovações tecnológicas. Observou-se que a área do Direito, tradicionalmente conservadora na aproximação com questões tecnológicas, possui potencialidades de sofisticação da tutela da proteção de dados pessoais através da aproximação com a educação digital.

 

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Biografía del autor/a

Stela Tannure Leal de Vasconcelos, Centro Universitário de Valença - UNIFAA

Doutora (2019) e Mestre (2016) em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta do Curso de Direito do Centro Universitário de Valença (UNIFAA). Professora do Curso de Direito da Faculdade Vértix Trirriense (UNIVÉRTIX). Advogada e consultora jurídica

Publicado

2021-07-05

Cómo citar

Vasconcelos, S. T. . L. de. (2021). Educação digital, proteção de dados pessoais e novos espaços de trabalho jurídico. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 19(1), 166–174. https://doi.org/10.24859/RID.2021v19n1.1089

Número

Sección

Artigos