Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

As NORMAS DE PUBLICAÇÃO estão disponíveis neste arquivo PDF ou acesse aqui.

Faça aqui o download do Passo-a-passo para Submissão

Caso seja parecerista, faça aqui o download do guia para parecerista.

Para artigos da área de Medicina, deve-se seguir as diretrizes estabelecidas pela ICMJE de acordo com o regulamento disponível aqui.

Além de enviar o manuscrito para avaliação, os autores também precisarão enviar a CARTA DE APRESENTAÇÃO no ato da submissão do artigo e a DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS caso o artigo seja aceito para publicação. Ambos os modelos estão disponíveis abaixo para download:

Modelo de Carta de Apresentação

Modelo - Declaração de Transferência de Direitos Autorais

O manuscrito com a identificação dos autores deverá ser anexado na opção TEXTO DO ARTIGO. 

manuscrito sem a identificação dos autores deverá ser anexado na opção TEXTO DO ARTIGO SEM IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES. 

carta de apresentação na opção CARTA DE APRESENTAÇÃO.

Todos os manuscritos que envolverem experimento ou relato de caso com seres humanos e/ou experimento com animais deverão apresentar o PARECER CONSUBSTANCIADO do respectivo comitê de ética anexado no ato da submissão na opção correspondente. Trabalhos sem a apresentação do devido documento será automaticamente recusado assim que verificado pelos editores. O número e data do protocolo de aprovação pelo respectivo Comitê de Ética (CEP ou CEUA) deverá constar no corpo do texto do manuscrito na seção Material e Métodos (para trabalhos experimentais com seres humanos ou animais) ou Relato de Caso (para trabalhos envolvendo seres humanos).

Modelo de artigo original (artigo experimental)

Modelo de artigo original (revisão de literatura integrativa)

Modelo de artigo de relato de caso

 

Processo de Avaliação Revista Saber Digital

O tempo da submissão à decisão editorial de aceite ou recusa do artigo é de até no máximo 3 meses. Uma vez aceito, o tempo da submissão à publicação é de até no máximo 6 meses. A avaliação dos textos para publicação se processa da seguinte maneira:

a) Ao receber o manuscrito, o editor chefe, verifica se o mesmo se enquadra na linha editorial da revista e se preenche os requisitos de um artigo acadêmico, no que diz respeito aos aspectos metodológicos. Não tendo havido o preenchimento destes requisitos, o artigo é recusado e a justificativa enviada ao autor de correspondência;

b) Em caso afirmativo, o artigo é encaminhado a dois pareceristas da área de conhecimento; podendo ser um membro do Conselho Editorial. Os pareceristas recebem o artigo, sem o nome do autor, junto a um questionário que direcionará sua análise, no cumprimento do processo de avaliação.

c) Cada um dos pareceristas pode rejeitar ou aceitar para publicação; no segundo caso, com ou sem alterações (muitas vezes as alterações se constituem em sugestões de aprimoramento do artigo);

d) Os pareceres são enviados ao autor e o nome dos pareceristas fica em sigilo. Quando forem solicitadas alterações no manuscrito, o autor deve proceder às mesmas e enviar a nova versão ao editor chefe;

e) No caso do autor não aceitar as justificativas da recusa do artigo ou as alterações exigidas, o mesmo deve enviar uma resposta justificada;

f) O editor chefe encaminhará ao parecerista, que verificará se as exigências foram atendidas. Caso não tenham sido, o parecerista avaliará a justificativa do autor para avaliação final.

 

Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

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