As narrativas da mídia tradicional brasileira durante a Covid-19: um estudo de revisão integrativa

Autores/as

  • Denize Cristina de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Suzana da Silva Castro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Yndira Yta Machado Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Keila Pereira da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Vanessa Bittencourt Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Hellen Pollyanna Mantelo Cecilio Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Renata Lacerda Marques Stefaisk Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Daniela Aparecida Teixeira da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.24859/SaberDigital.2023v16n1.1350

Palabras clave:

COVID-19; Coronavirus; Brazilian Media

Resumen

Analisar as publicações científicas sobre as narrativas da mídia tradicional brasileira durante a Pandemia da COVID-19 a partir das reflexões com a Teoria das Representações Sociais. Materiais e Método: Revisão integrativa, realizada a partir da busca por publicações científicas indexadas nas bases BVS nos periódicos da SciELO, LILACS e Google acadêmico. Foram selecionados seis para compor o estudo no período de 2020 a 2021. Resultados e Discussão: Utilizou-se a análise categorial para discussão dos artigos selecionados, elencando-se duas categorias, a primeira relativa à narrativa da mídia e o discurso persuasivo e a segunda a narrativa da mídia e o discurso emotivo. Foi possível verificar que durante a pandemia da COVID-19 a mídia esforçou-se para ocupar seu lugar de fala, ora com uma narrativa mais persuasiva, utilizando-se de linguagem, gestos e tonalidade; ora com narrativas apelativas, emotivas usando relatos de vítimas, fotos, nomes, imagens. Segundo a Teoria das Representações Sociais, as pessoas e grupos não são receptores passivos, pensam por si mesmos, produzem e comunicam suas próprias representações e soluções, sendo os acontecimentos, as ciências e as ideologias apenas nutrição para o pensamento. Conclusão: Houve modulações no discurso da narrativa da mídia ao longo da pandemia, a princípio um discurso pedagógico, no decorrer mais persuasivo, na busca de se estabelecer como protagonista. O estudo das narrativas das mídias e as representações sociais da COVID-19 e suas relações, visa contribuir como um suporte teórico para estudo do campo da saúde e das práticas sociais.

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Publicado

2023-03-14

Cómo citar

Cristina de Oliveira, D., da Silva Castro, S. ., Yta Machado, Y., Pereira da Silva, K., Bittencourt Ribeiro, V. ., Mantelo Cecilio, H. P., Lacerda Marques Stefaisk, R., & Aparecida Teixeira da Silva, D. (2023). As narrativas da mídia tradicional brasileira durante a Covid-19: um estudo de revisão integrativa. Revista Saber Digital, 16(1), e20231604. https://doi.org/10.24859/SaberDigital.2023v16n1.1350

Número

Sección

Enfermagem