UMA VISÃO DO DIREITO PENAL COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL, SUA NATUREZA FRAGMENTÁRIA E A INTERPRETAÇÃO DAS NORMAS PENAIS SEGUNDO A ALTERIDADE
Resumo
O presente trabalho busca analisar o Direito Penal como um instrumento de controle social inserido dentro de um contexto onde se apresentam a moral, os costumes, as regras de trato social e o Direito propriamente dito. Para entendermos corretamente esta visão cumpre frisar o estudo da natureza fragmentária do Direito Penal e como ele se insurge dentro do universo do Direito, em especial sua relação com os outros ramos desta ciência. Neste diapasão, seguindo a característica da alteridade presente e viva no Direito Penal, passaremos a analisar uma forma de interpretação das normas penais pautada nesta característica e verificando uma hipótese de mitigação da potencialidade do Direito Penal como instrumento de controle social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/